• 20 de Junho de 2020
Informação

Reunião do Conselho Pastoral

Aos 20 de 2020, Sob presidência de Sua Eminência, Patriarca, Fernando António Faustino Bento, “Kafuma”, o acto teve reunido Conselho Pastoral, no período das dez horas e Quarenta minutos, na Sede Nacional, Cazenga Bairro Tala Hady Luanda, tendo sido aberta com dois louvores de agradecimento a Deus todo o Poderoso dirigidas pelas Directoras da Santa Fé e Verónica e uma oração encabeçada pela Directora da Santa Verónica Pastora, Fátima de Aragão.
Apresente reunião teve, os seguintes pontos que constavam na agenda do dia:

Análise da reabertura dos cultos:

Medidas de biossegurança;

Horários e tempos de duração.

Reestruturação dos programas de cultos: Domingos, terça-feira, quinta-feira e sábado.

Analisar o papel e funcionamento das comissões existentes.

Diversos.

Quanto a abordagem e análise das alíneas a) e b) do ponto número o Senhor Patriarca Kafuma, tomou a palavra fazendo a leitura da agenda, em seguida fez algumas consideração sobre este pontos e no sentido de acolher as opiniões dos participantes passou-se a palavra aos presentes.

Das contribuições dadas pelos participantes podemos apontar as seguintes conclusão:

O uso de mascaras e de álcool gel, no recinto da igreja é de caracter de uso obrigatório;

Todas as Filiais locais são orientadas a criarem uma equipa de saúde de irmãos que já trabalham neste ramo, para darem cobro a futuros casos suspeitos ou outras situações patológicas que podem advir ao longo do culto liga aos sintomas de doenças;

Todas as Filias devem escolher uma única porta onde todos os crentes devem entrar para tratarem da higienização, ou seja, a lavagem obrigatória das mãos com água e sabão, ou desinfestação das mãos com álcool gel;

São orientadas todas as filiais a sensibilizarem os crentes e féis a não trazerem a igrejas as crianças dos zeros até aos dez anos, neste estado de calamidade que o país vive. Portanto, devem os pais e adultos de criarem os cultos domésticos ou familiares para transmitirem o evangelho as crianças que ficaram privadas de virem aos Cultos na Igreja;

Os cultos devem durar obrigatoriamente duas horas e só devem ter á metade do número total, ou seja, só deve ter 50% da capacidade do salão de Culto.
Obs: Se por ventura o número de membro for maior que capacidade dos 50% salão do culto. Então, cada filial pode realizar dois cultos. Por exemplo se o salão de culto a sua capacidade de 50% é de cinquenta pessoas e nós tivermos sem membros, logo, cinquenta pessoas não vão poder entrar no salão de culto. Logo a Igreja deve realizar dois cultos. Todos com duração de duas horas.

Os recipientes, ou seja, os balaios para as ofertas devem serem colocadas em pontos de fácil acesso devendo os fiéis deslocarem-se ao respectivo local para porem as suas ofertas devendo observar o devido distanciamento físico. Estando a recolha e contagem na responsabilidade da tesouraria ou departamento das finanças;

Estão autorizados a realizar os Cultos de Terças, Quintas e Domingo. Sempre com duração de maximo duas horas;

Mas os Cultos de sábado de momento estão suspenso para dar tempo e espaça a desenfectação e limpeza dos salões de cultos, cumprindo assim, o que está estipulado no no ponto número três do artigo 29º do estado de calamidade que diz:
“Os locais de culto devem ser desinfectados e ventilados pelo menos três vezes por semana, sendo recomendado que as celebrações religiosas em espaço fechado ocorram quatro vezes por semana, preferencialmente de modo intercalado”.

As orações do Grupo de intercessão no Sábado, deixam de ser realizadas no Santuário e passam a ser feita no Salão de Cultos, no período das oito horas às nove horas, cumprindo o distanciamento físico; portando, quanto ao terceiro ponto sobre a Reestruturação dos programas de cultos: Domingos, terça-feira, quinta-feira e sábado, foi orientado que os programas devem se adaptar e conformar com as duas horas de Cultos conforme vem expresso no ponto número quatro do artigo do mesmo decreto que temos vindo a citar:
“Com vista a evitar o confinamento prolongado de fiéis nos locais de culto é recomendado que as celebrações em espaço fechado tenham uma duração máxima de duas horas”.


Quanto ao antepenultimo ponto por dicisão dos membros foi adiada para uma outra data a ser marcada.
Contudo, a reunião teve o seu feixo as catorzes hora e trinta minutos, sendo encerrada com uma oração da Irmã Pastora em exercicio, Efigênia Daniel. E tendo assim o Senhor Patriarca proferido as palavras finais de encerramento.

Antecipadamente grato pela atenção, sem outro assunto de momento, queiram Excelências, aceitar os Nossos melhores cumprimentos.
Secretariou o Director do Gabinete do Patriarca Pastor, Fernando Bernardo Paulo.