O FUNDADOR

Sua Eminência Patriarca Paulo Alberto Kalucango Kafuma

Filho de Alberto e de Madalena, natural do Lombe, província de Malange nasceu aos 25 de outubro de 1945. Primeiro líder e fundador da Igreja Sagrada Esperança Universal Fonte Espiritual em Angola (I.S.E.U.F.E.A), aos 16 anos de idade recebeu o Ministério da Profécia, após uma terrível enfermidade durante dois anos (2) moribundo, considerado pela Medicina vulgar de morte aparente. É nesta morte aparente que ele estava com o Senhor e Salvador Jesus Cristo no Paraíso e lhe unge como Profeta e ordena-lhe que volte ao Mundo, para Profetizar e espiritualizar os seus Irmãos até a libertação da África e assim foi. Após voltar de si do estado de moribundo, Paulo Alberto “Kalukango Kafuma”, começou a Profetizar e Evangelizar nos Bairros, Sanzalas, Aldeias, Comunas, Municípios tais como: Lombe onde nasceu, Cacuso, Mbamnji-ia-Ngola, Kalandula, Caculama, Kiwaba-Nzoge, Leremo, Kunda-dia base, Marimba-ai-tembo, Marimba Nguengo, Kambo Kamana, Kambo Kafuxi, Kakulo Kabassa, Kamaxilo, Baixa de Kassanje etc.

Em 1961, foi preso pela PIDE/DGS, por causa do seu Evangelho da Esperança e da paz. Após da sua soltura, vem para Luanda e aos 25 de Agosto de 1967, funda a Igreja no Bairro Mota, Sambizanga, com a Denomição de “ Capela da Nossa Senhora do Monte-alto”. Daí continuou a profetizar e Evangelizar e curar as enfermidade e Moléstias entre o povo, S. Mateus 4:23.
Em 1980, dando amplitude que a Igreja tomou dedicando-se a cura desde os seus primórdios no tocante ao número de féis, passou a designar-se Igreja Sagrada Esperança Universal Fonte Espiritual em Angola.

A trajectória da nossa Igreja na pessoa do seu 1º Líder e Fundador Profeta Paulo Alberto “Kalukango Kafuma” desde a sua fundação até o dia em que se ausentou de nós fisicamente. Portanto, os factos a serem narrados são tantos que se as numerássemos não chegariam neste breve resumo, mas resta-nos agora destacar alguns factos:

  1. Em 1979,a congregação da I.S.E.U.F.E.A, dirigida pelo seu líder fundador, Paulo Alberto “Kalukango Kafuma” ofereceu holocausto na foz do rio Kwanza em saudação da independência Nacional e em agradecimento a Moeda Nacional Kwanza que substitui o escudo.
  2. Em 24 de Outubro de 1982, a congregação da I.S.E.U.F.E.A, ofereceu holocausto e oferta simbólica e presente no Mar e realizou uma festa tradicional de Deus em África as nossas praias havemos de voltar junto ao Museu da Escravatura e devotou a Deus Todo o Poderoso para que os inimigos de Angola que nos atacavam a norte e sul não pudesse chegar atingir Luanda.
  3. Em 24 de Abril de 1990, o Profeta “Kalukango Kafuma” vai ao Mar Orientado por uma Revelação Divina para amarrar o Dragão que por sua influência incrementava a guerra em Angola. Nessa espinhosa Missão o Profeta, Papá “Kalukango Kafuma” permaneceu seis (6) horas e quarenta e cinco minutos (45) nas profundezas das águas do Mar, isto é, na ilha do cabo, designado pela Profecia, porta de Tritão (Kianda).
  4. Em 1991, dia 25 de Agosto a congregação da I.S.E.U.F.E.A, encabeçada pelo seu Líder Patriarca Paulo Alberto “Kalukango Kafuma” realizou a 1º edição da peregrinação à Mulemba Waxa Kiluanji Kia Samba, Santuário dos nossos avôs , e neste mesmo dia a mesma congregação realizou a 2º peregrinação a porta do Tritao na Costa Marítima Ilha do Cabo, ainda na mesma actividade, a referida Igreja apoia a candidatura para a reeleição de S/Excia Eng. José Eduardo dos Santos, o presidente da Republica de Angola, com uma quantia de 100.000.00kz (cem mil Kwanzas) depositado no Banco de Poupança e Crédito BPC, no Município do Cazenga.
  5. Em 25 de Agosto de 1993, a congregação da I.S.E.U.F.E.A, dirigida pelo se Líder Profeta “Kalukango Kafuma” realizou a 3º edição da peregrinação a Mulemba waxa Ngola Kiluanji Kia Samba, Santuário dos Nossos Ancestrais suplicando ao nosso Deus da Esperança Todo o Poderoso e dos nossos Antepassado para que a paz se restabeleça em todo território nacional e para que as conversações de Luzaka tivessem entendimento embora com sobressaltos.
  6. Em 25 de Agosto de 1998, o Papá, Profeta “Kalukango Kafuma” foi na Huíla, na nossa Senhora do Monte em Companhia de alguns dos seus Membros suplicar ao nosso Deus da Esperança para o reconhecimento da sua Santa e Nobre Igreja.

É de realçar que o Papá Profeta, Paulo Alberto “Kalukango Kafuma”, foi um lutador incansável, que lutou pelo Povo e pela Nação Angolana não só com as armas do Esperto Santo, mas também Revolucionário, Guerrilheiro, Antigo Combatente, que o diga a Direcção dos Antigos Guerrilheiros, bem como a Direcção Provincial de Luanda dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Contudo, com o passamento físico do nosso Profeta Paulo Alberto “Kalukango Kafuma”, ocorrido no dia 21 de Maio de 2013, mas antes do passamento físico do Profeta “Kalukango Kafuma”, já tivera deixado documentos em conformidade com os Estatutos e a ordem de Sucessão da Hierarquia da Igreja, a indicação do seu Sucessor o Pastor Superintendente Fernando António Faustino Bento, com a designação de “Kafuma”, tornou-se continuador das obras do fundador como seu Sucessor que por sua vez tem conduzido a Igreja com muito Zelo e Dedicação tendo já realizado várias tarefas neste percurso de quase seis (6) anos.